Costa Rica por Grazziella Debbané

Conte o seu
 
 
COSTA, RICA!




ATRAVESSAMOS A FRONTEIRA, VINDOS DO PANAMÁ, DEBAIXO DE CHUVA. CHOVE MUITO EM TODA A AMÉRICA CENTRAL, DE MAIO A DEZEMBRO; MAS NA COSTA RICA, PRINCIPALMENTE NA COSTA CARIBENHA, CHOVE MUITO MAIS - PELO MENOS DOIS PERÍODOS DIÁRIOS: ALGUMAS VEZES, TODA A MANHÃ E TARDE;  OUTRAS, NOITE E TARDE OU AINDA, MADRUGADA E MANHÃ, MANHÃ E NOITE... É UMA LOUCURA O QUE CHOVE!

NÃO É, COMO JÁ DISSE, UMA CHUVA TRISTE, FRIA, PELO CONTRÁRIO, A MATA FICA RELUZENTE E A BICHARADA, EM FESTA - MAS CHOVE, E MUITO!
 
A ÁGUA, QUE ERA PARA SER COR DE PISCINA, DE CARIBE, TRANSPARENTE, (COMO EU) TAMBÉM SE RESSENTE: ESCURECE, FICA  MANCHADA DE AMARELO, MARROM-CLARO, CHEIA DE PEDAÇOS DE TRONCO, FOLHAS, GALHOS, QUE DESCEM DAS MONTANHAS, TRAZIDAS DAS FLORESTAS PELAS CENTENAS DE RIACHOS.
 
ESSA, NÃO É, DEFINITIVAMENTE, A ÉPOCA INDICADA PARA MERGULHO, O QUE CAUSA UMA CERTA TRISTEZA, MAS O PAÍS FICA PRATICAMENTE VAZIO E OS PREÇOS CAEM PELA METADE -  O QUE TRAZ UM CERTO CONSOLO. É MUITO BOM TER UM PAÍS TODO, QUASE SÓ PARA VOCÊ,  MESMO SENDO NUMA ÉPOCA MOLHADA.

A COSTA RICA É UM DOS PAÍSES MAIS VERDES DO MUNDO; HÁ MATA, FLORESTA E PARQUES, ESPALHADOS POR TODO O MAPA. AS ÁRVORES SÃO GIGANTES, MUITO ALTAS (70, 100, 130 METROS) E ANIMAIS SILVESTRES, CORREM LIVRES, POR TODA A PARTE: TEM CROCODILO (SEIS METROS!) TOMANDO SOL DEBAIXO DE PONTE, NA BEIRA DE ESTRADA; PREGUIÇAS LINDAS, PENDURADAS, COMO CACHOS DE BANANA; BANDOS DE TUCANOS, DE PAPAGAIOS, CRUZANDO CÉU, A TODO O INSTANTE;  PELICANOS, GAIVOTAS, PAVÕES SELVAGENS; MILHARES DE PÁSSAROS, PASSARINHOS, COLORIDOS, ALEGRES, CANTANDO, VOANDO SEM MEDO, TAMBÉM, PARA TODO  LADO. HÁ MACACOS MÍNIMOS, MARROM-AVERMELHADOS, PRETOS, DOURADOS, COR DE GELO, DE CARA BRANCA, ROSA OU DE BUNDA RASPADA, NA SACADA DO SEU QUARTO! OS MAIORES, NAS COPAS MAIS ALTAS,  FAZEM UM CARNAVAL ALI  NO FUNDO DO QUINTAL, DE ONDE VOCÊ ESTÁ HOSPEDADO. HÁ AS PEQUENAS RAPOSAS, OS LOBOS, OS RACUNS, QUE INVADEM QUALQUER RESTAURANTE, SOBEM NAS MESAS, DERRUBANDO COPOS DE VINHO, ASSALTANDO A COMIDA DO SEU PRATO; HÁ OS JAVALIS, NAS ILHAS; OS GOLFINHOS, AS BALEIAS, SALTANDO METROS E METROS ACIMA DA ÁGUA; AS TARTARUGAS, DEZENAS DE ESPÉCIES, NA MAIORIA DAS PRAIAS... FLORES SILVESTRES, TROPICAIS, VERMELHAS, LARANJAS, ENORMES; PALMEIRAS, BANANEIRAS ESTRANHAS; ÁRVORE DE TODAS AS CORES E FORMATOS.

A COSTA RICA É UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM BIO-DIVERSIDADE!
 
PEQUENA, ESTREITA, MAS CERCADA POR DOIS MARES, CARIBE E PACÍFICO, POSSUI UMA CORDILHEIRA CENTRAL MAGNÍFICA, DE MONTANHAS FORRADAS DE VERDE, PONTILHADAS DE VULCÕES; TEM LAGOAS, ENSEADAS, GRANDES LAGOS; CAMPOS, MANGUES, DUNAS, PRAIAS - LONGAS, CURTAS, BRANCAS, PRETAS (FORMADAS PELOS VULCÕES), CALMAS, COM ONDAS ENORMES; CENTENAS DE RIOS, RIACHOS, DE PEDRA, DE AREIA, COM ÁGUA QUENTE, FRIA, DE ÁGUAS CALMAS OU ENCACHOEIRADAS. A COSTA RICA É UMA LOUCURA, COMO SE TIVESSEM COLOCADO, ALI, COM MUITO CUIDADO, UM POUQUINHO DE TUDO QUE HÁ NA GEOGRAFIA, NA BIOLOGIA DO PLANETA, E O MELHOR, O PAÍS CONSEGUIU SE MANTER PRATICAMENTE INTACTO!
 
AGORA SE PREPARA PARA COLHER OS LOUROS DE UM FUTURO CADA VEZ MAIS PROMISSOR, SUPERECOLOGICAMENTE CORRETO, ONDE NÃO HÁ INDÚSTRIA OU POLUIÇÃO; AS CIDADES SÃO MÍNIMAS, CAIPIRAS, MESMO A CAPITAL, SAN JOSÉ, É QUASE UM BAIRRO DE QUALQUER UMA DE NOSSAS CIDADES! LÁ, SÓ HÁ MESMO VERDE, COBRINDO TODO SEU TERRITÓRIO; SEJA COMO PARQUE NACIONAL OU PLANTAÇÕES, PRINCIPALMENTE DE FRUTAS, QUE ESTÃO MAIS PARA PEQUENOS POMARES, DE ABACAXI, MANGA, BANANA, GOIABA, QUE SÓ FAZEM ENFEITAR E QUEBRAR, UM POUCO, A MONOTONIA CRIADA POR TANTA MATA E GRANDES ÁRVORES.

TURISMO & FRUTAS... QUE POVO NÃO GOSTARIA DESSE PROJETO NACIONAL QUE PRETENDE TORNAR O PAÍS VIÁVEL, EQUILIBRADO E PORQUE NÃO DIZER, RICO, EXPLORANDO SUAS RIQUEZAS NATURAIS SOMENTE COM O TURISMO: É DE CAUSAR INVEJA A QUALQUER PAÍS DO MUNDO; É O SONHO QUE SONHEI E SONHO, SEMPRE SEM MUITA ESPERANÇA, PARA O NOSSO BRASIL TÃO MACHUCADO. IMAGINA QUE MARAVILHA, COM A NOSSA RIQUEZA, E PROPORÇÕES!, VIVER DE FESTA, DE NATUREZA - DE AVENTURA E BELEZA...

PORTO VIEJO É A PRIMEIRA CIDADE (VILA!) NO CAMINHO, DE QUEM ATRAVESSA A FRONTEIRA DO LADO DO CARIBE. AS PRAIS SÃO EM SUA MAIORIA, DE AREIAS PRETAS, BRILHANTES COMO MINÉRIO, E DE BELAS ONDAS - NÃO É À-TOA QUE SUAS ÁGUAS SÃO INFESTADAS DE SURFISTA - LOCAL, ESTRANGEIRO, MORADOR OU A PASSEIO - E, COMO TODO O RESTO DO PAÍS, CERCADAS POR FLORESTA E MATAS FECHADAS. SEUS HABITANTES, COMO NA VIZINHA BOCAS, NO PANAMÁ, SÃO EM SUA MAIORIA NEGROS, E ALI CULTIVAM AQUELE "Q" RASTA: BARES DE REGUE, REDES NA PRAIA E MUITA MACONHA, FUMADA AO AR LIVRE, NAS AREIAS, NAS CALÇADAS. A NOITE É BEM ALEGRE E A VILA POSSUI UMA MEIA DÚZIA DE BARES E RESTAURANTES MAIS REFINADOS. IMAGINA QUE CONHECI UM LIBANÊS E UM JORDANIANO, SÓCIOS-MUÇULMANOS, DANÇANDO E  COZINHANDO UMA BARBARIDADE EM UM BOTEQUINHO DE CALÇADA: JÁ QUE NÃO HÁ MESMO COZINHA LOCAL, É MUITO BOM ENCONTRAR ESSES ESTRANGEIROS ESPALHADOS POR TODA A AMÉRICA, PARA SALVAR O ESTÔMAGO DA VIAGEM...

ACIMA DE PUERTO, NA PROVÍNCIA DE LIMON, O ÚNICO PORTO QUE VI NO PAÍS, NÃO HÁ MAIS QUE UMA ESTRADA, E SIM  PARQUES, CORTADOS POR RIOS (QUE DIZEM SER UMA LOUCURA PARA PESCA ESPORTIVA), LAGOAS, E TAMBÉM UMA ESPÉCIE DE BAÍA RECORTADA,  FORMADO POR PEDAÇOS DE TERRA, CHAMADA TORTUGUERO -  A TERRA DAS TARTARUGAS! LAR DE DEZENAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS, QUE TÊM NÃO SÓ MORADA RESGUARDADA, MAS CUIDADO  5 ESTRELAS, OFERECIDOS POR INÚMERAS ONGS,  INSTITUIÇÕES NACIONAIS, ESTRANGEIRAS, QUE, PELO MENOS ALI, VÃO CONSEGUIR MANTER SUA EXISTÊNCIA INTACTA. 

O CAMINHO PARA SAN JOSE, NO ALTO DAS MONTANHAS, CORTA PARQUES, VULCÕES, E MAIS PARQUES; A ESTRADA É SINUOSA, LINDA E AINDA MAIS VERDE, ME LEMBRANDO MUITO A SERRA DE CURITIBA E A DE SÃO PAULO, SÓ QUE AINDA MAIS FOGUE E ALTA - MUITO ALTA.  A CIDADE EM SI É UMA COISINHA DE NADA  (O FORTE NO PAÍS NÃO SÃO AS CIDADES),  QUE NEM PRECISA SER VISITADA, MAS A PARTIR DALI, É UMA LOUCURA ESCOLHER, SE SE VAI PARA ESTE OU AQUELE VULCÃO OU PARQUE, PRAIA DE SURFE,  PESCA OU MERGULHO...
 
NÓS, ESCOLHEMOS O ARENAL, O VULCÃO MAIS VISITADO, SEGUINDO POR UMA ESTRADINHA SECUNDÁRIA MAIS LONGA, QUE CRUZOU TODA UMA OUTRA CADEIA DE MONTANHAS E VILAS DE ARTESANATO, COMO GRÉCIA, ETC.. A ESTRADA É MUITO PITORESCA, MAS NÃO HÁ MESMO ARTESANATO, SÓ UM MONTE DE IMITAÇÃO DE MÓVEIS "RÚSTICOS" ANTIGOS (QUE MEDO!) E UNS CONJUNTOS DE VARANDA LEGAIS (APESAR DE  INTRANSPORTÁVEIS), TAMBÉM DE MADEIRA, PINTADOS COM FLORES, TUCANOS E PAPAGAIOS, MUITO COLORIDOS E BACANAS - LEMBRARAM AS VARANDAS DA FLORIDA, AINDA DOS ANOS 50. HÁ TAMBÉM MUITAS CARROÇAS, DE TODOS OS TAMANHOS E FORMATOS, TAMBÉM PINTADAS, MONTADAS COMO CAMAS, MESAS OU BARES, VENDIDAS COMO SÍMBOLO DA REGIÃO, RELÍQUIAS DA ERA DO CAFÉ OU ALGO, PARA MIM, SIMPLESMENTE IMCOMPRÁVEL, AFINAL, QUEM É QUE LEVARIA PARA CASA UM BAR QUE FINGE SER UMA CARROÇA? 

O VULCÃO ARENAL FICA EM "LA FORTUNA", PROVAVELMENTE O LUGAR MAIS VISITADO DO PAÍS; UMA VILA MOVIMENTADA POR TURISTAS-CAÇADORES DE AVENTURA, OFERECIDAS EM FORMA DE CANOAGEM, CANOPY, ALPINISMO, MONTANHISMO, CACHOEIRISMO, CICLISMO E TODOS OS "ISMOS" ENCONTRADOS NA NOVA ZELÂNDIA OU AUSTRÁLIA.
 
SOUBEMOS DE UM GRANDE HOTEL, ZERO BALA, QUE POSSUIA A MELHOR ESTRUTURA DE HOT SPRINGS DA ÁREA... O THE SPRINGS, FICA ESCONDIDO EM UMA ESTRADA LINDA E DE BARRO (PARQUE PARTICULAR), CHEIA DE MORROS, PONTES, RIOS, E TODO O COMPLEXO FICA VOLTADO PARA O DONO DA CASA, O VULCÃO ARENAL; SEUS QUARTOS, DECORADOS COMO OS CHALÉS DE MONTANHA, TÊM TODOS AQUELA JANELA-PORTA GIGANTE, ENVIDRAÇADA, OFERECENDO UMA DAS MELHORES VISTAS DA CIDADE! ERA O MÁXIMO ACORDAR E DAR DE CARA COM AQUELA MONTANHA AZULADA, DESENHADA À MÃO, EXPELINDO FUMACINHA... FIZ DEZENAS, CENTENAS DE FOTOS DO VULCÃO, E DE TÃO BOM, BONITO, QUASE NÃO CONSEGUIA SAIR DO QUARTO! 
 
COMO O HOTEL FOI RECEM-INAUGURADO, HAVIAM PELO MENOS DOIS FUNCIONÁRIOS PARA CADA HÓSPEDE, NUMA PROPORÇÃO DE 120/60, O QUE PODE PARECER MUITA GENTE, MAS SE VOCÊ VISSE O TAMANHO DO LUGAR, ERA COMO SE SE TIVESSE RESTAURANTES, BARES, PISCINAS TÉRMICAS (PEQUENA LAGOAS ESCONDIDAS NA MATA), LITERALMENTE, PARTICULARES. ENTÃO, APROVEITÁVAMOS PARA DORMIR, VER DVD OU TV, QUASE TODO O DIA E Á NOITE, EM COMPANHIA DE NOSSAS TACINHAS DE VINHO, EXPERIMENTÁVAMOS ESSA OU AQUELA TEMPERATURA DE BANHO: QUANTO MAIS ALTAS, PERTO DA FONTE, MAIS QUENTE ERAM AS ÁGUAS, ENTRE 40 E 25 GRAUS - COMO DIRIA, UM ESPETÁCULO! IMAGINA ACRESCENTAR AO CENÁRIO IDÍLICO, UMA LUA QUASE CHEIA, ORQUESTRA ALTÍSSIMA DE CORUJAS E SAPOS VARIADOS, AO PERFUME DE UMA FLOR BRANCA, NATIVA, DE BEIRA DE RIACHO, CUJO AROMA MISTURA JASMIM COM AQUELES LÍRIOS, QUE A GENTE COMPRA EM VASO. CONSEGUIU VIZUALIZAR O CENÁRIO? ERA MELHOR!
 
DO MENU DE AVENTURAS,  EXCLUÍMOS A FLORESTA QUE LEVA ATÉ UM LAGO AZUL INCRÍVEL, COM TODO JEITO DE "RIO BONITO", MAS DEPOIS DO VULCÃO PACAYA,NA GUATEMALA,  RESOLVEMOS DECLINAR DA CAMINHADA DE NÃO SEI QUANTAS HORAS, EM MATA FECHADA, SUBINDO E DESCENDO MORRO, CORRENDO DE MOSQUITOS, COBRAS & LAGARTOS; DECLINAMOS TAMBÉM DAS CANOAGENS: NÃO TEMOS CURRÍICULO PARA O GRAU DE DIFICULDADE OFERECIDO!
 
CANOPY, O VÔO PELAS COPAS DAS ÁRVORES, PARECIA O PROGRAMA MAIS PROMISSOR: MERGULHAMOS FUNDO, ESCOLHENDO O MAIS TURBINADO. SENHORAS E SENHORES,  IMAGINE-SE SUBINDO PARA SEMPRE EM UM TELEFÉRICO, SOBRE MONTANHAS COBERTAS DE FLORESTA DE ÁRVORES MUIIIITO ALTAS; SUBIR, CONTINUAR SUBINDO, SUBIR MAIS UM POUCO, ATÉ QUASE CHEGAR NO CÉU. POIS BEM, DALI, VOCÊ COMEÇA A DESCER, PENDURADO NAS "ZIP LINES (CABOS DE AÇO), LIGANDO TORRES (PLATAFORMAS), QUE VÃO DESCENDO, CRUZANDO VALES, RIOS, MONTANHAS, ÁRVORES E MAIS ÁRVORES. GENTE, O PRIMEIRO CABO CORATAVA O INFINITO, DESAPARECIA COM VOCÊ NO FOGUE DE UM VALE, A UNS 200 METROS DE ALTURA E SEGUIA, SEGUIA, POR 1.000, 2.000 METROS, INTERMINÁVEL. MEU CORAÇÃO PAROU, EU, PRATICAMENTE, MORRI! DEPOIS DESSE, HÁ MAIS 17 CABOS, MENORES, MAIORES, MAIS CURTOS, JÁ NEM ME LEMBRO, DE TANTO PÂNICO...
A ÚNICA COISA QUE SEI É QUE SE VOCÊ RESOVE DESCER O PRIMEIRO, TEM QUE IR ATÉ O FIM, NÃO HÁ VOLTA E MUITA GENTE, MARMANJOS-BARBADOS, EMPACA NO MEIO E É UMA NOVELA: TODO MUNDO TEM QUE ESPERAR, FAZ PRESSÃO... FORA QUE SE VOCÊ NÃO SE SEGURA FRIME, MANTÉM OS BRAÇOS PARALELOS, RETOS, O GANCHO GIRA E A ROLDANA PÁRA NO TRILHO, LÁ NO ALTO, NO MEIO DO NADA...  ATÉ O INSTRUTOR DESCER ATÉ O FINAL E RETORNAR PELO BONDINHO, LEVA UNS BONS 30 MINUTOS, E VOCÊ LÁ,  PENDURADO, ÀS VEZES, DE CABEÇA PARA BAIXO, NAQUELA ALTURA: É CAIXÃO E VELA PRETA, NÃO HÁ DÚVIDA! 
EU, DE TANTO MEDO, SEGUREI O CANO DA ROLDANA TÃO FORTE, TÃO RETO, QUE MINHAS ÚNHAS FICARAM ENCRAVADAS NA PALMA DAS MÃOS, TAMANHO O PÂNICO DE FICAR LÁ, PENDURADA... 
 
QUANDO ACABA, BRANCOS, PARALISADOS, TODO MUNDO COMEÇA A RIR, TAMANHO NERVOSO, COMO SE HOUVESSE CONQUISTADO A LUA OU SOBREVIVIDO AOS SETE MARES - UMA SENSAÇÃO ESTRANHA, MAS GOSTOSA.
 
DE LA FORTUNA, SEGUIMOS PELA ESTRADA, RODEANDO TODO O PARQUE E LAGO DO ARENAL, ATÉ A ESTRADA QUE LEVA PARA A COSTA  PACÍFICA, PARAAS  PRAIAS. TAMARINDO É A MAIS FAMOSA PARA O SURF, E AMERICANOS CALIFORNIANOS CANSADOS DE SUAS ÁGUAS CASEIRAS, SEMPRE GELADAS, RESOLVERAM ELEGER ESSA, A SUA BASE NA COSTA; COM ELES, CHEGARAM OS CONDOMÍNIOS, HOTÉIS, RESTAURANTES E RESORTES. A PRAIA EM SI NÃO É TÃO BONITA, AS AREIAS SÃO BEM BATIDAS E EM SUA MAIORIA, ESCURAS, POR CAUSA DOS VULCÕES, MAS ENCONTRAMOS UM DESTES "ALL INCLUSIVE" , DE CADEIA, QUE ESPALHA GENTE E COMIDA PARA TODOS OS LADOS, FINCADO BEM NA ENTRADA DE UM BELO PARQUE MARINHO, COM PRAIA DESERTA, BERA-RIO E MANGUE. O BARCELÓ TAMBÉM POSSUÍA UM EXÉRCITO DE RACUNS-ARRUACEIROS QUE PASSAVAM TARDES E NOITES CIRCULANDO ENTRE OS HÓSPEDES, PLANEJANDO GOLPES, ASSALTANDO MESAS E COZINHA: UMA GRAÇA, A COISA MAIS LINDA QUE JÁ EXPERIMENTEI EM UM HOTEL. 

DEPOIS DE TRÊS DIAS CURTINDO CHUVA, PRAIA E RACUN, PEGAMOS A ESTRADA DE NOVO, DESTA VEZ, DE BARRO E PEQUENOS RIACHOS, QUE SEGUE A COSTA E DEZENAS DE PEQUENAS PRAIAS, SEGUINDO ATÉ ONDE UM 4X4 PODE IR, EM GUANACASTE. NOS HOSPEDAMOS EM CASA DE SURFISTA-VELHO AMERICANO, RADICADO HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, EM POUSADAS, CABANAS, CURTINDO PARQUES MARINHOS E PEQUENÍSSIMAS VILAS, ENCRUSTADAS ENTRE A FLORESTA E AS PRAIAS. 
O PERCURSO NÃO CHEGA A SER LONGO, JÁ QUE O PAÍS É MESMO PEQUENO, MAS PARANDO AQUI E ALI, LEVA-SE UNS QUATRO, CINCO DIAS...  ATÉ QUANDO SE CHEGA A UM RIO, MAIOR, E TEM-SE MESMO QUE RETOMAR A ESTRADA, SEGUINDO POR PUNTARENAS, ATÉ O FINAL DO GOLFO DE NICOYA. AS PRAIS ALI SÃO AINDA MAIS DESERTAS, COM EXCEÇÃO DE UMA OUTRA VILA, COMO TAMBOR E MONTEZUMA, ESTA ÚLTIMA, UM PARAÍSO MEIO-HIPPIE, LOCALIZADO NA ENTRADA DO PARQUE CABO BLANCO, UM LUGAR LINDO, MEIO ABANDONADO.

EM TAMBOR, CONHECEMOS UM CASAL DE MÉDICOS AMERICANOS, SÓCIOS DE OUTROS CONTERRÂNEOS EM UMA CASA DE PRAIA. SEMPRE ACHEI ESTRANHA A IDÉIA DE SE TER UMA CASA DE PRAIA EM OUTRO PAÍS, MAS COM OS PREÇOS E O CLIMA DA COSTA RICA, NADA MAIS LÓGICO! COM ELES, ALUGAMOS UM PEQUENO BARCO, PERCORREMOS AS ILHAS, FIZEMOS AMIZADE COM UMA SIMPÁTICA JAVALI, DE NOME FILOMENA, MORADORA DA PEQUENA ILHA DE TORTUGA, A MAIS BONITINHA DO GOLFO; TOMAMOS MUITAS MARGARITAS QUASE CONGELADAS NO CAFÉ DE OUTROS SEUS CONTERRÂNEOS, UM CASAL GAY, TAMBÉM ALI RADICADOS, CURTIMOS A REGIÃO DE MAL PAIS, OUTRO "QG" DE SURFISTAS E UMA SIMPÁTICA VILA CHEIA DE RESTAURANTES E PEQUENOS BARES...

DE VOLTA A ESTRADA, ATRAVESSAMOS DE FERRY O GOLFO DE NICOYA, PARA O OUTRO LADO DE PUNTARENAS, ONDE AS PRAIAS SÃO UM POUCO MAIS URBANIZADAS. A PRIMEIRA COISA REALMENTE BACANA, UM POUCO MAIS CARA, É "EL SUENOS": UM CLUBE-CONDOMÍNIO-MARINA GIGANTE, QUE ME LEMBROU O "OCEAN REEF" DO FERIADO DE 4 DE JULHO AMERICANO, ONDE, ACHO, QUE TODO MUNDO QUE TEM GRANA NA COSTA RICA, GUARDA SEU BARCO! HÁ O HOTEL, O CLUBE, EDIFÍCIOS BAIXOS DE APARTAMENTOS, CASAS ESPALHADOS ENTRE OS MORROS DE FLORESTA, O ENORME CAMPO DE GOLFO E A PRAIA. EXISTEM MUITOS DESSES EMPREENDIMENTOS ESTRANGEIROS NO PAÍS, MAS ATÉ ONDE VI, NÃO DEGRADAM, PELO CONTRÁRIO, TORNAM MAIS BONITA A PAISAGEM. É CLARO QUE NÃO SÃO PARA TODOS OS BOLSOS, MAS SINCERAMENTE, QUER DESTRUIR UMA PRAIA DESERTA, OU PARQUE, É SÓ DEIXAR NA MÃO DE NATIVO, SEJA QUAL FOR A NACIONALIDADE: CORTAM O QUE ENCONTRAM PELA FRENTE, ARRASTAM ABSOLUTAMENTE TUDO NO FUNDO DO MAR, SEM FALAR EM ESGOTO E LIXO - É UMA DESGRAÇA! É CLARO QUE O CERNE DO PROBLEMA É SEMPRE EDUCAÇÃO, MAS ATÉ O MUNDO RESOLVER ESSE PROBLEMA, MIL VEZES UM CONDOMÍNIO DE LUXO QUE CAIÇARA DESTRUINDO MATAS, RIOS E PRAIAS! FACISTA EU? TAMBÉM ACHO!

MAIS AO SUL, HÁ O PARQUE MARINHO DE MANUEL ANTÔNIO, UM DOS FAVORITOS DO LADO PACÍFICO, QUE NA TEMPORADA, FICA LOTADO. O LUGAR É BACANA, CHEIO DE HOTÉIS, POUSADAS, BARES, MORROS E AS PRAIAS DO PARQUE SÃO REALMENTE UMAS DAS MAIS BACANAS DO PAÍS: AREIAS BRANCAS, CERCADAS POR VERDE E MUITA FAUNA... ALUGAMOS UM APARTAMENTINHO CONSTRUIDO EM UM EDIFÍCIO NO ALTO DE UM MORRO, POR UM RESIDENTE AMERICANO , QUE ERA UMA GRAÇA E PROVAVELMENTE A MELHOR OPÇÃO DE HOSPEDAGEM, JÁ QUE SE TEM MAIS PRIVACIDADE, UMA PISCINA LINDA DE MORRER EM UM DEQUE, NO MEIO DA MATA, COZINHA COMPLETA E CHURRASQUEIRA PARA ASSAR O QUE FOR PESCADO OU COMPRADO, PAGANDO A METADE DE UM HOTEL DO MESMO NÍVEL!

ALVINHO-MARIDO, SAÍA PARA PESCAR, EM ALTO-MAR, CURTINDO MUITO GOLFINHO E BALEIA, QUE FORRAM AS ÁGUAS DA REGIÃO ESSA ÉPOCA DO ANO, ENQUANTO EU LIA, DORMIA, PENSAVA, TOMAVA BANHO DE MAR, PENSAVA UM POUQUINHO MAIS, E À NOITE, ASSÁVAMOS OS FRUTOS DE SUA PESCARIA, NA BEIRA DA NOSSA LINDA PISCINA, VIVENDO UMA  ROTINA MUITO LEGAL, TRANQUILA, COM AQUELA CARA DE BAHIA... 

EXISTEM TAMBÉM MUITAS CASAS, DE TODOS OS TAMANHOS, MUITO BACANAS, COM EMPREGADOS, ETC.., QUE SE PODE ALUGAR, EM TODA A REGIÃO, ENTÃO, SE VOCÊ GOSTA DE VIAJAR EM GRUPO SEM PERDER O ESTILO E AINDA PAGAR MAIS BARATO, ENTRE NOS SITES! EXISTE UM EM PARTICULAR, QUE GOSTO MUITO E ESTÁ ESPALHADO POR MUITAS CIDADES DO MUNDO: O "VRBO" - VACCATION RENTAL BY OWNER. A PARTIR DESSE, SE CHEGA A MUITOS OUTROS!


APÓS UMA SEMANA DE DESCANSO, E DE CRUZAR O PAÍS DE CABO A RABO E PELOS DOIS LADOS, DEVOLVEMOS NOSSO SUPERJIPE EM SAN JOSE, SEGUINDO DE AVIÃO ATÉ  A COLOMBIA...
Grazziella Debbané

15 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

FaBiaNa GuaRaNHo disse...

Querida
Primeiro peço-lhe desculpas pela ausência de tempos, porém, estive com problemas de saude em família, agora estou aos poucos retornando.
Peço-lhe que se quiser veja meu mais novo filhote o livro do Raposo, O Idoso Odioss que acaba de sair.
Se quiser dar uma olhadinha acesse o site abaixo, ou entre em contato comigo.
Estarei providenciando uma noite de autógrafos logo depois das festas de fim de ano, conto com a sua presença lá.
Beijos
Fabiana Guaranho
www.biblioteca24x7.com.br

Fabrício Santiago disse...

HUm legal, preciso dar um pulo na costa rica, quem sabe ficar por lá....rs
Vc gosta de conto, tenho contos tb, mas boto dos pontos pq sou exagerado...
Beijos
Fabrício

Fabrício Santiago disse...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do blog CURIOSA. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Eu sei que é ridículo da minha parte te mandar essa propagando control c control v, mas sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas no blog da Sandra, ela inclusive é seguidora do meu blog, claro que ela faz isso mais por gentileza do que pela qualidade do meu texto, mas estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


Abraços

http://narroterapia.blogspot.com/

Vancouver Voyeur disse...

Eu li seu artigo sobre as chuvas. Aqui temos tido muita neve. Nós também vivemos em um destino turístico. Eles vêm para as praias. Nós amamos quando chega outubro e os turistas deixam. Temos quilômetros de praias imaculadas tudo para nós mesmos e do tempo e da temperatura da água ainda são maravilhosos. Eu usei um tradutor on-line a página e ler o seu comentário. Não é perfeito, então eu espero que você possa me entender.

sewa mobil disse...

Nice article,
Keep posting stuff like this i really like it.
God Bless you.

Anônimo disse...

Olá! Adorei o texto..
queria aproveitar para divulgar o meu blog

www.paralelof.wordpress.com

bjuss

Abdoul Hakime Goul Djounoubi عبد الحكيم گل جنوبی disse...

Que lugar bacana! O Brasil, muito maior que a Costa Rica, perdeu a chance de aproveitar bem seus recursos de beleza natural, está se auto-destruindo!

Pena que lá não deve fazer muito frio... Adoro o frio.

Nina disse...

Olá!
Vim convidar-vos a participar no meu novo blogue, inteiramente dedicado à criação de contos online conjuntos.
Aqui fica o endereço:
http://quemcontaumcontoaspalavrasquesou.blogspot.com

Sejam bem-vindos!
Bji
Nina

Fabrício Santiago disse...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Universo Íntimo. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


Abraços

http://narroterapia.blogspot.com/

Noé disse...

Quanto novidade!

Espaço do João disse...

Grato pela visita ao meu espaço.
è o último que tenho registo, brevemente estarei a comentar em seus espaços, mas por hoje fico-me só por aqui. Um abraço amigo.João

Fanzine Episódio Cultural disse...

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto, matérias (esporte, arte, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, turismo, biografias, sinopses de livros e filmes, curiosidades, folclore, moda, saúde, esporte, artes cênicas, biografias, etc.) em Times Roman 12.

Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a matéria. Se desejar, você pode enviar uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.

PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
machadocultural@gmail.com
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

Orvalho do Céu disse...

Olá,
Agradeço a sua visita na minha entrevista e lhe deixo o meu carinho de coração a coração:

"Verdadeiros amigos independente da distância sempre serão AMIGOS!"


Tenha uma noite abençoada e conte sempre com a minha pobre oração,
Bjs de paz
Roselia

Rocio disse...

Costa Rica é o meu destino favorito, eu realmente gostei do que o autor escreveu sobre aquele país. Eu gosto de ir a cada verão com minha família e meu cachorro. quando estou com eles, tomei os medicamentos para ter certeza de que eles serão tratados. Eu carrego os remédios para os meus filhos e também remédios para meu cão, como Virbac.

.

.
conte o seu : qcucaup@gmail.com