" DE LISBOA A CALECUTE" 3º parte


Arnaldo montou escritório na Rua do Bem Formoso, por cima de uma simpática mercearia de bairro, ao nº 256, ali ao Intendente.
Cá em baixo, na mercearia, uma rapariga apregoava carne seca e feijão. Aviava copos de três e pires de leite a gatos vadios, na amargura do Intendente. Ar apimentado, tez de caril, cheiro a baunilha, pés de gueixa, boca de seda… Arnaldo tinha a sensação de a conhecer de missões anteriores!
Sempre que Arnaldo saía, ela entoava uma melodia triste como se lhe dirigisse um lamento. Arnaldo não resistiu. Um dia gravou uma cassette que enviou à “Organização” para análise. Resposta: “Isto vai ser o tal Fado. Guardamos registo. Fica para a “Colecção Giacometti”.

Arnaldo andava atarefadíssimo. Todas as manhãs corria às docas a fiscalizar a construção das naus, a introduzir melhoramentos nas caravelas. À tarde dirigia-se ao Paço para ultimar o planeamento da operação com o rei.
D. João II tinha “...hum coração impávido... Era dotado de hum entendimento superior, de grande engenho com memória tão feliz, que o que huma vez aprendhia já mais esquecia...” Assim era fácil trabalhar com o monarca. Rapidamente ficou concluído o plano detalhado.

Naquela manhã abafada de Julho de 1487, Maria viu-o sair com um rolo de intrigantes papiros debaixo do braço. Era tempo de recrutar o capitão para dirigir a expedição. Colou panfletos nas docas, nas igrejas e, principalmente, nos cemitérios. Diziam assim:

DESCOBERTA DO CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA

Função: capitanear a armada
Factores de Preferência:
- saber ler e escrever razoavelmente português (há tradução simultânea para línguas indígenas)
- deter bons conhecimentos académicos de navegação
- experiência naval em alto mar (exige-se pelo menos uma descoberta)
Perfil do Candidato:
- saber gerir situações de risco
- saúde de ferro (não ter tido escorbuto nos últimos 6 meses)
- ser intratável e intrépido (em especial, não ter medo de monstros marinhos e não sofrer de alucinações)
- ter comunhão solene completa
- gostar de matar, trucidar e torturar

Local de Trabalho: de Lisboa a Calecute
Resposta presencial na Rua do Bemformoso, nº 256.
JORGE PINHEIRO

Nenhum comentário:

.

.
conte o seu : qcucaup@gmail.com